Showbiz
Perfil

Yonaza Almeida, a youtuber que trocou a banca pela moda

Yonaza Almeida, a youtuber que trocou a banca pela moda
Foto por:
vídeo por:
Cedidas

Após ter concluído as licenciaturas em Gestão Bancária e Seguros (2013) e em Organização e Gestão de Empresas (2016), Yona Almeida trabalhou durante três anos como contabilista numa instituição bancária em Angola, mas decidiu seguir e alimentar uma outra paixão, tornando-se influenciadora digital, youtuber e designer de moda.

Hoje, gere e produz conteúdos para uma página do Facebook, virada à moda e beleza, onde dá sugestões diárias de looks e estilos.

“Criei essa página para ajudar as pessoas a se vestirem bem. Sempre que partilhava os meus looks no meu perfil (Facebook), os meus amigos questionavam-me sobre como cheguei a essa ou aquela combinação. A partir daí pensei que, em vez de responder a cada pessoa individualmente, devia criar uma página e responde-lhes. O feedback foi muito grande”, revelou.

Entretanto, tornar-se youtuber não esteve nos planos de Yonaza Almeida até cerca de oito meses atrás. “Eu uso cabelo natural. As pessoas, mais uma vez, iam questionando sobre os tratamentos, texturizações, e então decidi fazer apenas um vídeo para explicar. Mas, como este vídeo teve muitos gostos e vizualizações, fui aconselhada a abrir um canal no YouTube”, explicou, revelando que, embora receosa, por ser uma prática pouco frequente em Angola, e porque muitos angolanos preferem subscrever canais estrangeiros, aceitou o desafio. “Abri o canal, não tive material no início, mas fui adquirindo aos poucos e até ao momento estamos a ir muito bem”, acrescentou.

Com sete playlists no canal YouTube Yonaza Almeida, nomeadamente Dicas Capilares, Fashion Tips, Toque Amigo, Em Forma, Turbantes, Dicas de Beleza e Entretenimento, a influenciadora digital pretende ajudar os cerca de dois mil subscritores – espalhados entre Angola, Brasil, Cabo Verde e São Tomé Príncipe - com soluções quotidinas ligadas ao universo da moda.

Aos 26 anos de idade, Yonaza está desafiada a propor looks  e estilos diferenciados ao seus seguidores, apesar das dificuldades com que lida actualmente quando pretende criar parceria com as marcas.

Na abordagem que  faz às lojas, a empreendedora revela que os gestores mostram-se receptivos ao seu trabalho, mas poucos deles estão dispostos a pagar pelos serviços. “Sempre trabalhei com as minhas roupas, mas neste momento quero parcerias com algumas marcas e lojas nacionais, o que irá gerar ganhos para mim e visibilidades a elas”, afirmou, lembrando que, quando começou, sugeria lojas aos seus seguidores, embora não ganhasse nada. Hoje, Yonaza quer fazer diferente. “Agora é o momento de passar a ter algum rendimento com o trablho que faço”, afirmou, argumentando que só assim conseguirá cobrir os custos de produção, como fotografia, cenário e maquilhaquem.

Hoje, Yonaza Almeida também está apostada na criação e design de moda, através do atelier Ndala Creative, onde desenvolve um projecto que consiste na produção de t-shirts com mensagens de apelo ao uso do cabelo natural.

Com uma vida corrida, o dia-a-dia da youtuber passa pelo ginásio logo de manhã, e de seguida ocupa-se com as gravações, edição de vídeo ou produção fotográfica e interacção com os subscritores das suas páginas e canal. “Tenho uma agenda muito organizada e bem gerida para manter a interactividade com os internautas”, referiu Yonaza, que se considera uma pessoa vaidosa e apaixonada por fotografia. “Faço pelo menos umas 10 a 15 selfies por dia, mas apenas aproveito duas ou três fotos e posto. O segredo para fazer uma boa selfie é posicionar o telefone sempre para cima para apanhar menos a cara e mais o corpo”, aconselhou.

Influenciadora digital, Yonaza Almeida trabalha também como personal stylist, um serviço que presta em baixa escala,  devido aos custos que acarreta, sendo que o trabalho é bastante abragente, indo desde a arrumação do guarda-fato à sugestão de trajes diários para os clientes, daí que a youtube tem em agenda uma formação no exterior do país nesta área.

Nome: Yonaza Jacira Massano de Barros Almeida.

Local de Nascimento: Ingombota, Luanda.

Signo: Leão

Cidade Preferida: Luanda

Momento de Maior Alegria: O primeiro carro.

Livro Preferido: O Segredo da Mente Milionária, de T. Harv Eker.

O que sempre sonhou ser? Consultora de Imagem.

Maior Realização: As minhas Licenciaturas.

Pessoa que mais admira: Afonso Almeida e Vanuza Almeida.

Lição mais importante que a vida lhe ensinou: Não confiar 100% nos outros.

O que tem na playlist?: Zahara, Nelson Freitas, Dj Djeff – Afrozila, TRX, Matias Damásio.

Siga Yonaza nas redes sociais:

Facebook: yogestão

Instagram: yonaza

Youtube: Yonaza Almeida

Snap: Yonaza

6galeria

Artigos relacionados