Sociedade
Saúde

Uso inadequado de Kifaru e C4 pode causar morte, alerta médico cardiologista

Uso inadequado de Kifaru e C4 pode causar morte, alerta médico cardiologista
Foto por:
vídeo por:
DR

O médico cardiologista Honolfo Simões alertou que o uso impróprio dos fármacos Sildenafil (vulgo Kifaru) e Dexacort (C4) pode causar ataque cardio-vascular, enfarte agudo do miocárdio e até mesmo levar à morte.

O especialista esclareceu que os fármacos Kifaru e C4 são comprimidos utilizados para o tratamento de reumatismo, edema cerebral, entre outros, e não para aumentar o potencial ou o prazer durante o acto sexual, como tem sido usado por várias pessoas.

Em declarações ao Jornal de Angola nesta quinta-feira, o cardiologista salientou que, além dos fármacos mencionados, muitos jovens e até mesmo adultos usam a ciproheptadina, um anti-histamínico, e a dexametasona, comprimidos muito fortes, para aumentarem a massa muscular.

Acerca destes medicamentos, Honolfo Simões citou que "mais do que aumentar a massa muscular, como muitos pensam, essas drogas provocam, pelo contrário, a retenção dos fluídos no organismo".

Quanto aos jovens que frequentam ginásios e que desejam ampliar a massa muscular, o médico recomendou-os a realizarem antes uma consulta de cardiologia, uma vez que existem muitas doenças cardiovasculares silenciosas e que podem revelar-se apenas ao longo da prática de exercícios físicos e causar infortúnios.

6galeria

Ruth Mungongo

Repórter

Técnica média de Comunicação Social, Ruth é estagiária no portal ONgoma News.

O médico cardiologista Honolfo Simões alertou que o uso impróprio dos fármacos Sildenafil (vulgo Kifaru) e Dexacort (C4) pode causar ataque cardio-vascular, enfarte agudo do miocárdio e até mesmo levar à morte.

O especialista esclareceu que os fármacos Kifaru e C4 são comprimidos utilizados para o tratamento de reumatismo, edema cerebral, entre outros, e não para aumentar o potencial ou o prazer durante o acto sexual, como tem sido usado por várias pessoas.

Em declarações ao Jornal de Angola nesta quinta-feira, o cardiologista salientou que, além dos fármacos mencionados, muitos jovens e até mesmo adultos usam a ciproheptadina, um anti-histamínico, e a dexametasona, comprimidos muito fortes, para aumentarem a massa muscular.

Acerca destes medicamentos, Honolfo Simões citou que "mais do que aumentar a massa muscular, como muitos pensam, essas drogas provocam, pelo contrário, a retenção dos fluídos no organismo".

Quanto aos jovens que frequentam ginásios e que desejam ampliar a massa muscular, o médico recomendou-os a realizarem antes uma consulta de cardiologia, uma vez que existem muitas doenças cardiovasculares silenciosas e que podem revelar-se apenas ao longo da prática de exercícios físicos e causar infortúnios.

6galeria

Artigos relacionados

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form